TESTE

Blog

HomeNotícias e DicasVocê sabia que estimular a cérebro tem efeito promissório no tratamento da depressão?

Você sabia que estimular a cérebro tem efeito promissório no tratamento da depressão?

Estimular o cérebro tem efeito promissório no tratamento da depressão. A doença psiquiátrica gera tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. A doença atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

 A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição. Por isso, quem enfrenta a doença pode ter problemas em tomar decisões, lembrar de certas coisas e até mesmo se concentrar durante uma aula ou reunião. A boa notícia é que a doença também pode ser tratada sem nenhum remédio, dependendo do estágio que se encontre, sabe como? Através de exercícios físicos e pensamentos positivos!

A prática de exercício físico combate a depressão quando é constante e moderado, pois tem efeitos benéficos na saúde em geral e, ao nível psicológico, pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o stress. O exercício físico libera no cérebro substâncias, as endorfinas, que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade; são neuromediadores ligados à génese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente libertador de endorfinas, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente, e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Por isso, a saúde da mente começa pelo corpo. “O exercício físico libera endorfinas e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, potencializando o efeito antidepressivo do tratamento”, explica a neurologista Thais Rodrigues. Além disso, o organismo só funciona adequadamente se estiver com o equilíbrio de fatores físicos, psíquicos e sociais. Dessa forma, se o paciente com depressão consegue ânimo para se exercitar, também conseguirá melhorar questões psíquicas, tais como a depressão.

Outro aliado para combater a depressão é mudar o modo de pensar: evite pensamentos tóxicos. Pensamentos negativos atraem essa mesma energia ao seu redor, por acaso você já ouviu que “semelhante atrai semelhante”? Pois, quando você se encontra em um estado negativo está se fechando para energias boas fluírem seu nosso redor. Tudo começa pela onda eletromagnética que é emitida para o universo através do pensamento. Pensamento possui força, e se essa é de baixa frequência, são situações que carregam essa mesma sintonia serão encontradas naquele dia. Porém, quando você se abre para alta vibrações, também permite que coisas boas aconteçam. A depressão é uma doença que tende a focar sempre no negativo, por isso a negatividade se expande cada vez mais na pessoa depressiva, se ela permitir essa energia. É importante estarmos conscientes que nós podemos mudar a nossa saúde mental a qualquer momento, basta acreditarmos.

 

Entre em contato conosco clicando aqui

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment

Pesquisa