TESTE

Blog

HomeNotícias e DicasSaúde pública e o seu futuro

Saúde pública e o seu futuro

Saúde pública dificulta cada vez mais a resolução de problemas crônicos. Em 2019 o SUS perdeu orçamento federal com a nova ementa AEC95. Nessa nova regra, o gasto primário do governo federal fica limitado por um teto definido pelo montante gasto no ano anterior, reajustado pela inflação acumulada, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Sendo assim, o crescimento nominal em relação a 2018 é de apenas 2,5%. A EC 95 impacta o sistema público de saúde, pois, com essa limitação o que seriam R$ 127 bilhões, tornou-se R$ 117,3 bilhões para o sistema de saúde.

O sistema do SUS enfrenta alguns problemas os quais o sistema privado tenta combater. O número 1 da lista é a falta de médicos, de acordo com o IBGE, há 1 médico para cada 470 habitantes- situação que piora no Norte e no Nordeste. Os números são parecidos com os da OMS: 17 médicos para cada 10 mil brasileiros. Na Europa, por exemplo, esse número chega a 33 médicos para cada 10 mil habitantes. O segundo maior problema é a falta de qualificação dos médicos, pois a medicina é uma área que requer constante atualização e capacitação, mas, muitas vezes na rede pública isso não é exigido. Quem contempla um plano de saúde encontra especialistas em todas as áreas, profissionais renomados no Brasil e no exterior.

A emergência lotada é uma característica do sistema público de saúde. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o atendimento de emergência da rede pública tem mais de 31% de índice de reprovação. A demora em atendimentos também é uma realidade, infraestrutura deficitária e falta de medicamentos nas farmácias de alto custo são algumas barreiras que a população enfrenta na rede pública. Segundo levantamento da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), de outubro do ano passado, quase 61% dos brasileiros reprovam a qualidade do sistema. A espera por cirurgias também é um problema recorrente. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, até 28 de novembro, havia 6.690 pessoas na fila de espera. A maioria delas era para procedimentos de otorrino e urologia.

Se você também não quer depender do sistema público de saúde em 2020, a Camp-Med Saúde pode te ajudar.

Contrate um plano de saúde e aposte em um futuro tranquilo. Camp-Med, os melhores planos de saúde para a sua vida!

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment

Pesquisa