Blog

HomeNotícias e DicasQuais são os cuidados que você deve ter durante o verão?

Quais são os cuidados que você deve ter durante o verão?

O verão está chegando e uma boa maneira de aproveitar a estação é ter atenção redobrada aos cuidados com a saúde.

É importante beber mais água, evitar exposição ao sol forte e usar roupas mais leves, por exemplo, para garantir proteção ao corpo.

Pensando em tudo isso e no período de férias, resolvemos trazer esse artigo para mostrar a você quais são os principais cuidados durante o verão.

Acompanhe!

Beba pelo menos 2 litros de água por dia

A primeira dica de cuidado que você deve ter durante o verão é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Afinal, nosso corpo é composto por mais de 70% de água, sendo assim, somos formados basicamente por esse líquido, responsável pela maioria das funções vitais em nosso organismo.

No verão, por conta das altas temperaturas, nós transpiramos muito mais, com a água sendo eliminada como uma forma de manter a temperatura corporal.

É comum também que as pessoas saiam mais ao ar livre e pratiquem esportes ou qualquer tipo de atividade física, que ocasiona a desidratação do corpo. Para evitar problemas em relação a isso, tome no mínimo dois litros de água diariamente durante o verão.

Evite atividades físicas entre 10h e 16h

A prática de atividades físicas deve ser evitada durante períodos de sol forte, algo que geralmente muitas pessoas não se atentam no verão.

Com as temperaturas altas, o risco de desidratação é maior e as atividades ao ar livre são recomendadas apenas nos períodos em que a incidência solar não é tão forte.

Portanto, evite exercitar-se entre 10 horas e 16 horas, pois o calor mais intenso pode elevar a desidratação corporal.

A dica é sempre buscar fazer exercícios antes das 10 horas e após as 16 horas, quando o sol já está mais ameno. Não esqueça de tomar água durante qualquer atividade.

Use o filtro solar

O período do verão exige que todas as pessoas intensifiquem o uso do filtro solar, ainda mais quando sair ao ar livre.

Por mais que em outras épocas do ano seu uso também seja recomendado, não há dúvidas de que é no verão que é preciso aumentar a utilização para proteger a pele dos raios solares, evitar o envelhecimento precoce da pele e ainda reduzir o risco de câncer.

Mulher passando filtro solar no verão

Mantenha uma alimentação leve e balanceada

Durante o verão é também essencial manter uma alimentação que seja mais leve e balanceada.

Evite alimentos gordurosos e pesados, pois a digestão leva mais tempo, o que exige um trabalho maior e eleva a temperatura corporal.

Dessa forma, sempre dê preferência para aquelas refeições que forem mais leves e para alimentos que tenham um alto percentual de água, como frutas e verduras.

Proteja-se contra as doenças do verão (dengue, Chikungunya e Zika)

Há muitos riscos de doenças durante o período do verão, mas além da questão alimentar, as próprias doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya, também são um risco.

Além delas, outras que podem ser citadas são a conjuntivite, a insolação e a dermatose, portanto, proteja-se contra elas.

Algumas ações que podem lhe ajudar na proteção dessas doenças são manter a boa hidratação, sempre checar a qualidade dos alimentos ingeridos, proteger-se contra a ação do sol e ainda evitar a água parada.

Use roupas mais leves

Mais uma dica incrível é usar roupas mais leves durante o período do verão, pois evita que a sua temperatura corporal fique elevada e afete o seu organismo.

Não importa qual seja a ocasião, se você ficar em casa ou se sair para passear, trabalhar ou viajar, sempre opte pelas roupas mais leves, como as de algodão, de seda, linho ou crepe.

Assim como fazer o uso de óculos, bonés, chapéus e outros acessórios ajudam a proteger os olhos e o rosto da exposição solar.

Check-up anual ou de férias

É sempre importante fazer um check-up de férias ou anual, para entender como está a sua saúde por meio de exames específicos.

Como um check-up particular não é algo muito acessível, a melhor forma de conseguir fazer esses exames de checagem de maneira mais econômica e ágil é contratando um bom plano de saúde.

Dessa forma, você vai poder marcar todos os exames, de todas as especialidades sem pagar valores absurdos, e sim apenas uma mensalidade que atenda suas necessidades – o que vai fazer uma enorme diferença para o seu bolso e para a manutenção da sua saúde.

Cuide da sua saúde!

Como você viu, o verão é uma época do ano que exige muitos cuidados que não podem passar despercebidos, portanto aqui mostramos alguns dos principais. Esperamos que ao longo dos meses de verão e calor pelo Brasil você curta ao máximo com as nossas dicas para a sua saúde.

O cuidado é algo fundamental em todas as épocas do ano, conheça todas as opções dos planos de saúde da Camp-Med

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Pesquisa