Blog

HomeNotícias e DicasOutubro Rosa: Todos pela prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: Todos pela prevenção do câncer de mama

​O Outubro Rosa é uma campanha mundial de prevenção contra o câncer de mama e já existe há muitos anos, ajudando cada vez mais a conscientizar a respeito da prevenção do câncer e do autoexame das mamas.
Durante todo o mês de outubro, várias ações afirmativas são realizadas em todo o mundo com o intuito de falar mais a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

A população inteira pode ter acesso a mais informações que são compartilhadas sobre essa doença, além da inclusão da importância de diagnosticar e tratar também o câncer do colo do útero.

Além disso, se deve ainda buscar sempre mais proporcionar para as pessoas o acesso aos principais serviços para realizar o diagnóstico das doenças e, dessa forma, conseguir reduzir a mortalidade delas.
​​
O câncer de mama e a prevenção

​​​O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, sendo ele caracterizado por um crescimento anormal das células mamárias. A multiplicação dessas células anormais, que acontece de maneira repetida e rápida, leva à formação de tumores malignos nas mamas.

A melhor forma da mulher conseguir perceber a presença dessa doença é por meio de um autoexame, que irá lhe permitir verificar se não há algum tipo de caroço no seio, seja ele dolorido ou não.

Além disso, há outros sintomas que podem ser percebidos, como é o caso da pele da mama ficar similar a uma casca de laranja ou ainda o surgimento de caroços de pequeno tamanho na parte de baixo do braço.
Como nem todos os caroços que forem percebidos nas mamas são um sinal de câncer, é importante estar consultando-se diretamente com um profissional especializado.

 

Outubro Rosa: prevenção

Outubro Rosa a importância dessa causa acontece todos os dias.

 

A importância do autoexame

A maneira mais eficaz de conseguir tratar o câncer de mama é pelo diagnóstico precoce, que permite que o tratamento seja iniciado o quanto antes e aumenta as chances de cura. O autoexame da mama é a melhor forma da mulher conseguir diagnosticar a doença e o Outubro Rosa tem um papel importante em alertar a população feminina a respeito desse assunto.

A indicação do autoexame é para todas aquelas mulheres que têm a partir de 21 anos, devendo ser realizado todos os meses, sempre 7 dias após o início do período menstrual. É nesse momento em que as mamas da mulher estão indolores e mais flácidas, sendo mais fácil perceber qualquer anormalidade.

A mulher que já passou da menopausa deverá definir sempre um dia dentro do mês para estar fazendo o exame, mantendo um intervalo de 30 dias de um para o outro. O objetivo principal da realização do autoexame da mama é permitir que a mulher possa conhecer de maneira mais detalhada as suas próprias mamas.

Isso vai permitir que ela possa perceber qual tipo de alteração na região, sejam nódulos na região das mamas ou das axilas, ou ainda mudanças na coloração da pele das mamas ou ainda a existência de secreções saindo nos mamilos. No caso das mulheres a partir dos 40 anos, a indicação é que elas realizem o exame clínico das mamas de maneira anual, e aquelas entre os 50 e os 60 anos devem fazer mamografia em um intervalo de dois anos, com ou sem sintomas.

Como você viu, a campanha mundial do Outubro Rosa é muito importante por permitir que as mulheres possam ter uma maior conscientização a respeito do autoexame e de como ele pode auxiliar na detecção precoce do câncer de mama.

Neste texto, você pôde ver um pouco mais a respeito do autoexame e ainda como as mulheres a partir dos 40 anos devem fazer também os exames clínicos, como é o caso da mamografia.

Entre em contato com a Camp-Med para conhecer os planos e estruturas disponíveis em Campinas e região.​

 

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Pesquisa