Blog

HomeNotícias e DicasMudança brusca de temperatura: proteja o corpo

Mudança brusca de temperatura: proteja o corpo

As mudanças de temperatura, que ocorrem entre os dias frios e quentes, podem afetar bastante o corpo e a nossa saúde. É por isso que se torna tão importante saber como se proteger corretamente, ainda mais se você possui algum tipo de problema respiratório crônico.

O objetivo deste artigo é mostrar como você pode proteger o corpo adequadamente contra as mudanças bruscas de temperatura. Acompanhe essa leitura!

As mudanças de temperatura e os problemas que causam

Existem certos períodos do ano que são marcados pelas mudanças bruscas de temperatura, como é o caso dos dias quentes para os frios e vice-versa.

No caso dos dias de inverno que são muito secos e nos quais a temperatura pode subir, o mais importante é constantemente beber muito água e manter-se hidratado.

É essa hidratação que permitirá a você manter o muco sempre úmido e garantir uma maior proteção das vias respiratórias, que costumam ser as principais “vítimas” dessas mudanças de temperatura.
Os problemas cardíacos também podem surgir por conta das variações de temperatura, ainda mais se ela for dos dias frios para os dias quentes.

Nessas situações, o sangue acaba ficando muito mais espesso, ao mesmo tempo em que as artérias ficam contraídas, levando a pressão arterial a cair. Tudo isso leva a um aumento do esforço necessário do coração para que ele consiga bombear sangue por todo o corpo. Se houver uma mudança brusca do dia quente para as temperaturas frias, a pressão pode vir a aumentar e gerar na pessoa a chamada crise hipertensiva.

Isso mostra como as mudanças de temperatura afetam quem tem problemas cardíacos, mas também são vilãs para quem sofre com doenças respiratórias crônicas.

As doenças respiratórias tendem a agravar-se muito com as mudanças bruscas nas temperaturas, como é o caso da rinite e da asma, por exemplo. Pessoas que têm rinite possuem uma maior probabilidade de sofrer com sérios sintomas respiratórios quando as temperaturas oscilam muito, como é o caso da falta de ar, além de sintomas oculares, como a coceira e o ardor nos olhos.

A mudança de temperatura afeta nossa saúde

 

Então, como as mudanças entre dias frios e quentes afetam muito o corpo, ainda mais de pessoas com problemas respiratórios crônicos, como fazer para proteger-se?

Como proteger-se contra as mudanças bruscas de temperatura?

Existem diferentes maneiras de conseguir proteger-se contra a ação negativa gerada pelas mudanças bruscas de temperatura. Algumas são bem mais simples e podem ser colocadas em prática de forma rápida por qualquer pessoa, enquanto outras podem exigir um pouco mais de tempo e esforço.

A seguir, você vai ver uma lista com aquelas que podem ser consideradas como as principais:

● Mantenha-se sempre hidratado para manter o muco úmido, o que evita que as suas vias respiratórias sejam atingidas pelas mudanças de temperatura
● Mantenha uma alimentação saudável e balanceada com todos os nutrientes, para que o organismo fique fortalecido e a imunidade esteja em dia
● Evite mudar de ambiente com temperaturas muito distintas e que podem gerar o choque térmico sem nenhuma proteção. Por exemplo, não saia de um lugar muito abafado para outro muito frio sem que esteja com o nariz e a boca protegidos.

Todas essas dicas irão permitir que você tenha uma saúde muito melhor e que haja menos riscos de adquirir doenças, ainda mais se possui problemas respiratórios crônicos.

Como você viu, a mudança brusca de temperatura pode gerar sérios problemas para a saúde, e quem tem doenças respiratórias, como a asma ou a rinite, pode sofrer mais nesse período.
Neste texto, você pôde ver algumas dicas que são excelentes para se proteger bem o corpo contra as mudanças que ocorrem de dias quentes para frios e vice-versa, o que vai ser muito bom para a saúde como um todo.

Para conhecer as opções dos nossos planos de saúde, entre em contato ​

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Pesquisa