TESTE

Blog

HomeNotícias e DicasDoenças comuns em crianças na primavera

Doenças comuns em crianças na primavera

Doenças comuns em crianças na primavera

A estação responsável por trazer de volta as temperaturas mais quentes também é responsável por facilitar a transmissão de infecções respiratórias a patologias como catapora e caxumba. Confira algumas das doenças comuns na primavera e formas de mantê-las longe das crianças.

Roséola é uma doença característica de crianças entre 6 meses e 6 anos, com foco maior entre crianças com até 2 anos de idade. Essa doença pode ser percebida principalmente por uma alta febre entre 3 e 4 dias e pelo aparecimento de manchas róseas na pele. Além disso, existem outros sinais, como coriza e falta de apetite.

Essa doença pode ser causada pelo vírus do herpes humano tipo 6 e 7, que é transmitido pela saliva.

Ainda não existe um tratamento contra a roséola, então a forma mais eficiente de preveni-la é adotando bons hábitos de higiene e evitando o contato do bebê com indivíduos doentes.

Caxumba é uma doença viral que atinge a região da mandíbula. Causa dores musculares, dificuldade em mastigar ou engolir, calafrios e febre. Se não tratada pode atingir outros órgãos e sistemas.

O tratamento mais comum inclui repouso, alimentação saudável e consumo de água. Além disso, existe também a vacina de prevenção que faz parte da tetra viral.

 

Conjuntivite é uma inflamação contagiosa que causa irritabilidade nos olhos. É provocada por alergias, bactérias ou vírus e pode ser transmitida por objetos e utensílios.

O principal sinal são os olhos vermelhos com coceira. Como prevenção é importante evitar contato direto com pessoas doentes, locais fechados com grande número de pessoas quando se sabe de surtos da doença e, principalmente, por meio da vacinação incluída na tetra viral. Para tratamento depende do tipo de conjuntivite, sendo tratada com anti-histamínicos ou colírios antibióticos.

 

Escarlatina é uma doença que atinge crianças e adolescentes até os 15 anos de idade e que possui como principal sintoma febres altas. Dores do corpo, na garganta, mal-estar, vômitos e lesões na pele (primeiramente na cabeça) são sinais iniciais desta infecção. Ela é transmitida por meio do contato direto com pessoas doentes, via gotículas expelidas por meio da fala, tosse e espirro e, além disso, pelo compartilhamento de objetos.

O tratamento geralmente é realizado com antibióticos administrados por um pediatra.

Catapora é uma doença infectocontagiosa que atinge crianças abaixo de 10 anos de idade. É transmitida pelo contato direto com outra pessoa doente, seja por meio de gotículas de saliva ou por compartilhamento de objetos. Os sinais mais conhecidos são: febre, bolhas avermelhadas e lesões na pele, com foco no rosto e no tronco.

É uma doença sem grandes complicações e que possui vacina como prevenção e tratamento.

Lembrando que para qualquer caso o aconselhável é levar a criança para o pediatra para avaliação e medicação caso necessário. Por isso, é muito importante manter o convênio médico do seu filho em dia, caso haja algum imprevisto.

O custo do seu plano de saúde está muito alto? Nós podemos ajudá-lo a reduzi-lo. Entre em contato conosco e saiba mais.

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment

Pesquisa