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Dia Nacional de Combate ao Colesterol

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto, e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo. Isso porque, quando está descontrolado, o colesterol se deposita nas artérias ajudando a formar placas de gordura nessas estruturas, provocando o endurecimento dos vasos (aterosclerose). Além disso, o acúmulo cada vez maior de gordura também obstrui as artérias e vasos, levando ao aumento da pressão arterial, o que pode levar a derrames e afetar o funcionamento do coração.

Existem dois tipos de colesterol: o LDL, que é o colesterol de baixa densidade, cuja função é levar a gordura do fígado para os tecidos; e o HDL, que é o colesterol de alta densidade, cuja função é retirar o excesso de LDL dos tecidos e levá-los ao fígado, evitando que ele se acumule nas paredes das artérias. Para cada três moléculas de colesterol LDL é necessária apenas uma de HDL para transportá-las, e por isso os níveis saudáveis de colesterol funcionam de forma proporcional – para inibir o acúmulo de gordura nas artérias, é necessário evitar altas taxas de LDL e os níveis baixos de HDL. As quantidades recomendadas de colesterol são de 100 mg por decilitro de sangue para o LDL e 40 mg ou mais por decilitro para o HDL, sendo que o colesterol total deve estar abaixo dos 200 mg/dl.

Manter um peso saudável e praticar exercícios regularmente é fundamental – quilos em excesso aumentam o LDL, enquanto o sedentarismo reduz as quantidades de HDL, que atua como um protetor do coração. Conheça aqui 20 alimentos que o ajudam a baixar os níveis de colesterol:

1. Peixes ricos em ômega três (salmão, atum, bacalhau, etc): essa substância auxilia no controle e na redução do colesterol e dos triglicérides.
2. Soja e derivados: ricos em vitamina E, aumentam os níveis de HDL, o bom colesterol.
3. Tomate: o licopeno presente nesta fruta não se limita a ajudar a prevenir o cancro da próstata, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea.
4. Chia: rica em fibras e ômega três, uma combinação poderosa contra o colesterol.
5. Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.
6. Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL.
7. Morango e frutas vermelhas: lotados de antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim).
8. Quinua: além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado.
9. Óleos vegetais de canola e girassol: são ricos em fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.
10. Linhaça: fonte de ômega três e ácido linoleico reduzem o colesterol e a glicose no sangue.
11. Quiabo: A grande quantidade de fibras solúveis ajuda a reduzir o colesterol no sangue.
12. Alho: rico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim (LDL).
13. Berinjela: Contêm (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicerídeos.
14. Uva e sumo de uva: O resveratrol, presente tanto na fruta quanto no sumo integral dela, ajuda a baixar o colesterol.
15. Cebola: além de reduzir o colesterol, tem ação anti-inflamatória, que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos.
16. Maçã: É rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.
17. Feijão: rico em fibras solúveis adicioná-lo à dieta proporciona reduções significativas do colesterol total e do LDL.
18. Cevada e outros grãos integrais: eles contêm bons níveis de fibras, selénio e beta-glucano, uma substância que ajuda a baixar o colesterol LDL, o mau colesterol.
19. Abacate: rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.
20. Aveia: Contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Consumir 3g dessa fibra pode reduzir em até 20% o colesterol total.

Fonte: Minha Vida e Receitas Online

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