Blog

HomeNotícias e DicasConheça a história do novembro azul e sobre sua importância

Conheça a história do novembro azul e sobre sua importância

A campanha do Novembro Azul está em alta nesse mês e ainda há muitas dúvidas a respeito dela, principalmente sobre como ela surgiu. Pensando nisso, nós resolvemos trazer esse artigo mostrando um pouco mais sobre o Novembro Azul e a importância dessa campanha de prevenção contra o câncer de próstata.

Se você quiser saber tudo sobre o assunto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Novembro azul: Saiba tudo sobre a história dessa campanha

A campanha ou o movimento internacional do Novembro Azul surgiu no ano de 2003, na Austrália, sob a denominação de “movember” O nome era a junção entre duas palavras: moustache (que em português quer dizer “bigode” e november (que é novembro).

Aos poucos, ele começou a chegar em outros países e foi ganhando cada vez mais força neles, incluindo o Brasil, onde hoje a campanha é bastante forte.

O objetivo dela é estar sensibilizando e conscientizando a população, em especial a masculina, a respeito dos cuidados necessários com a saúde e, principalmente, com o câncer de próstata.

Afinal, nessa campanha há a conscientização dos homens sobre como é importante realizar os exames para prevenir o câncer de próstata. Mas por que ele acontece justamente no mês de novembro?

Porque no mês de novembro, mais especificamente no dia 17, há a conscientização sobre esse tipo de câncer por meio do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Na época em que surgiu, os adeptos desse movimento deixavam os bigodes crescerem e só o tiravam quando chegava o mês de novembro, sendo uma forma de atrair a atenção para os cuidados com a saúde masculina.

Já no caso da cor azul, ela foi escolhida porque já era a cor oficial utilizada mundialmente como um símbolo do combate ao câncer de próstata.

A importância do Novembro Azul

A campanha do Novembro Azul é extremamente importante porque o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens e, infelizmente, ainda há um enorme tabu em relação ao seu diagnóstico.

Para se ter uma ideia de como o câncer de próstata é um risco para os homens, ela é a causa primordial de quase 30% das mortes da população masculina que desenvolve algum tipo de câncer.

Os números mostram que aqui no Brasil ocorre uma morte pela doença a cada 38 minutos, o que deixa claro como ela é letal. A melhor forma de o homem conseguir curar-se dessa doença é através do diagnóstico precoce, por isso se torna essencial realizar exames mesmo quando não há sintomas do câncer.

Campanha Novembro Azul

 

Todos os homens devem fazer o exame de prevenção a partir dos 50 anos, caso não tenham fatores de risco, ou 45 anos, no caso de possuírem esses fatores.

O exame de toque retal é a forma mais eficaz do médico conseguir avaliar se há algum tipo de alteração na próstata, como nódulos que sejam suspeitos ou o endurecimento da glândula.

Além disso, ainda há a possibilidade de fazer o exame de sangue PSA (que significa antígeno prostático específico), para detectar a presença do câncer. Quase 1/5 de todos os homens com câncer de próstata foram diagnosticados apenas por meio do toque real, quando o médico percebeu alguma alteração direta na glândula.

Quando isso acontece, ele pode pedir alguns outros exames, como é o caso das biópsias, para confirmar a doença. Por conta dos tabus relacionados ao toque retal e à sexualidade, que
infelizmente ainda existem, muitos homens deixam de realizar o exame e acabam falecendo em decorrência da doença.

Portanto, prevenir é o melhor remédio e a campanha do Novembro Azul é mais do que essencial.

Conheça todas as opções de planos de saúde oferecidas pela Camp-Med!

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Pesquisa