Blog

HomeNotícias e DicasConheça a campanha: Maio Vermelho

Conheça a campanha: Maio Vermelho

Você com certeza já ouviu falar algo relacionado ao câncer de pulmão como uma consequência do cigarro, seja por fumo passivo ou ativo. Isso porque, de acordo com o INCA, 85% dos casos diagnosticados, a causa é o tabaco. Contudo, o câncer de boca também é uma consequência gravíssima do fumo, sendo, infelizmente, pouco mencionado e conscientizado.

Também de acordo com o INCA, o tabagismo é o principal fator que aumenta as chances de se ter esse tipo de câncer. Por tratar das cavidades orais, ele é extremamente agressivo e, se não identificado e tratado com velocidade, pode ser fatal.

Dessa forma, com o intuito de alertar e informar a população sobre essa doença tão grave, a Secretaria Mundial da Saúde promove a campanha do Maio vermelho. A fita vermelha tem o propósito de trazer consciência sobre os sintomas, auxiliando na identificação e prevenção do câncer bucal.

Quais são os sintomas do câncer de boca? 

Os principais sintomas deste tipo de câncer são:

● Úlceras na boca, que demoram para cicatrizar;
● Aparecimento de feridas na boca e garganta sem causa aparente;
● Dormência em algumas áreas;
● Rouquidão persistente;
● Mau hálito;
● Manchas brancas ou avermelhadas na região interna da bochecha e garganta;

Contudo, apesar dessa grande lista de sintomas, o câncer bucal tende a não apresentar sintomas visíveis ou perceptíveis na fase inicial. Por isso, é muito importante que sejam feitas consultas preventivas, principalmente para maiores de 40 anos e fumantes de qualquer idade, maiores atingidos pela doença.

Como prevenir o câncer de boca?

A melhor maneira de prevenir o câncer bucal, como preza a campanha do Maio Vermelho, é evitar o fumo. O tabagismo é de longe a maior causa da doença, incluindo cigarros, narguilé, charutos, palheiro, entre outros. Além disso, o consumo frequente de álcool também possui destaque como causador desse câncer.

Dessa forma, evitar essas duas substâncias, aliando o ato às consultas de prevenção e também à visita ao médico assim que identificar algo errado na região, como mau hálito persistente, auxiliará a identificar os sintomas cedo, trazendo maiores chances de sucesso no tratamento.

Esse tratamento é feito, normalmente, através de cirurgia na área afetada, seguido de quimio e radioterapia.

Os índices do câncer bucal não param de crescer. Por isso, todo cuidado é pouco para garantir uma vida mais longa e mais saudável. Previna-se, e espalhe essa campanha para quem você ama, cuidando deles também.

Por que o plano de saúde é fundamental para o Maio Vermelho?

Ter um plano de saúde é indispensável, principalmente em meio a esta campanha tão importante. Através dele, você poderá ter acesso aos melhores médicos e a consultas periódicas pelo valor do plano, garantindo a sua saúde e prevenindo danos imensos que poderiam ser causados pela não identificação e tratamento da doença.

Além disso, o plano de saúde pode ser o maior diferencial para te auxiliar a passar pelo tratamento, caso você seja diagnosticado com a doença. Uma vez que os melhores profissionais e tratamentos estarão à sua disposição!

Ter um plano de saúde, neste caso, pode ser o que salvará a sua vida! Conte conosco, da Camp-Med, para te auxiliar a encontrar o melhor plano de saúde para você. Um que caiba no seu bolso e que garanta a sua saúde e longevidade!

Clique aqui e saiba mais sobre como podemos te ajudar a cuidar de você e se prevenir do câncer que inspirou a campanha do Maio Vermelho!

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Pesquisa