Blog

HomeConvênio médicoA Importância em Doar Sangue

A Importância em Doar Sangue

No mês de junho, temos o dia mundial (14) do doador de sangue. Por isso, a campanha para o mês é o junho vermelho, que busca conscientizar sobre a importância da doação de sangue voluntária. Foram diversos os monumentos que foram iluminados com a luz vermelha, para lembrar a população da campanha.

Mas você sabe da importância da doação de sangue? Vamos te explicar um pouco sobre o assunto.

Por que devemos doar sangue?

O primeiro motivo é bem simples e motivador: Doar Sangue Salva Vidas. É verdade! Pense na situação: um membro muito querido da sua família sofreu um acidente. Ele é levado para o hospital conveniado com seu plano de saúde, e apesar de ser colocado em um estado estável, ele precisa de uma transfusão de sangue para repor o sangue perdido e ter maiores chances de sobreviver.

Porém, não há sangue compatível ao seu parente que esteja disponível no banco de doação. Querendo salvar quem você ama, você liga, manda mensagem, vai à casa de muitos conhecidos buscando um doador compatível, mas nesse meio tempo, seu parente não resiste e acaba vindo a óbito.

Um pouco drástico, não? Mas essa é a realidade de muitas pessoas. Os bancos de sangue estão com a maioria dos tipos sanguíneos baixos. Há pessoas precisando todos os dias. Quando você doa, você escolhe salvar uma vida.

Doar sangue é simples e rápido, quase indolor e você ainda tem alguns benefícios. Confira!

Diminuição da chance de desenvolver alguns tipos de câncer

É verdade! Sabe por que isso acontece? A doação de sangue faz com que os níveis de ferro no organismo caiam. Isso, quando não feito regularmente, é benéfico e reduz a chance de contrair câncer de fígado, garganta e pulmão. 

Atendimento preferencial

Apresentando a carteirinha de doação de sangue feita nos últimos três meses, você tem direito ao atendimento preferencial. Já sabia desse benefício?

Doar sangue salva vidas, mas também pode te salvar da fila quilométrica no caixa do cinema. Em alguns estados, doadores de sangue até mesmo pagam meia entrada.

Check-up gratuito

É necessário fazer testes para saber se o seu sangue está 100% saudável. Dessa maneira, quando você ganha, você faz um check-up gratuito, que verifica a presença de doenças, como sífilis, hepatites e HIV, entre outras.

Dia de folga merecido

É assegurado pela CLT que o doador de sangue, no dia que fizer a doação, ganha o dia de folga, desde que apresente um atestado de comparecimento.

Quais são os requisitos para a doação?

É necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, apresentar peso acima de 50 kg para os homens e 56 kg para as mulheres. Além disso, pessoas que possuem tatuagens e maquiagens definitivas devem aguardar um prazo de até 12 meses para doar.

Homens podem doar sangue quatro vezes ao ano, e mulheres três.

Salve vidas, doe sangue. Clique aqui e faça já seu agendamento online!

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Pesquisa