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10 dicas para cuidar da sua saúde e qualidade de vida, começando hoje!

Entra e sai ano, e muitas pessoas não conseguem tirar os planos para a saúde do papel. Separamos 10 dicas para te ajudar a finalmente conquistar um ótimo estilo de vida, confira!

1) Tomar água em jejum e ao longo do dia

Consumir água de forma regular durante o dia é essencial para manter uma vida saudável. Mas você sabe qual é a quantidade ideal?

A quantidade de água que precisamos beber diariamente varia, mas para suprir todas as necessidades do corpo e manter as funções básicas do organismo, é indicado tomar 2 litros todos os dias.

O correto é não esperar ter sede para beber água, assim como não é certo esperar ter fome para comer. O adequado é comer de 3 em 3 horas e manter uma alimentação saudável e, para atingir os 2 litros de água, deve-se tomar 8 copos diários.

Veja alguns benefícios da água para uma vida saudável:

  • Regula a temperatura corporal;
  • Desintoxica o corpo;
  • Absorve e transporta nutrientes;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Permite uma pele mais bonita.

2) Melhore a sua alimentação, coma melhor!

Você costuma comer de forma muito rápida ou devagar?
Muita gente acredita que se comer rápido, você ganhará tempo e talvez coma menos, mas não é bem assim. Mude imediatamente este hábito.

Saiba que ter uma refeição tranquila é muito importante e seu corpo deveria se acostumar a isso. Ao comer de forma muito rápida e sem mastigar completamente os alimentos, o seu corpo irá reclamar e não irá fazer a correta digestão de suas enzimas.

Não coma muita carne vermelha, eles são mais complexas de serem digeridas.

Mantenha em seu cardápio diário, uma alimentação mais rica em frutas, verduras, legumes e fibras, seu corpo irá agradecer mais rápido do que você imagina.

 

3) Durma um volume de horas certas todos os dias

É comum na maioria das famílias, termos um dia a dia corrido, com excesso de atividades. Mas como fica meu corpo numa destas? Ele precisa de descanso. Nada melhor que um sono regulado diariamente, manter a frequência de horas ajuda demais no repouso do corpo e o torna mais produtivo no dia seguinte.

Pesquisas nacionais em diversos institutos mostram que 63% da população adulta do Brasil têm algum problema ao dormir, caso por exemplo de pessoas que não conseguem dormir e que têm insônia crônica. Um dos fatores ligados a isso é o excesso de atividades ao longo do dia e acúmulo de problemas e volume de informações que recebemos ao longo do dia e que vêm se agravando por exemplo com acessos intermitentes a dispositivos eletrônicos como celulares.

Mas calma, nem tudo está perdido, abaixo algumas dicas extraídas de profissionais do sono.

  • Se organize para ir para cama todos os dias, sempre dentro do mesmo horário;
  • Procure não ingerir álcool ou bebidas e alimentos com cafeína como café, chás e chocolates. A cafeína tem efeito estimulante e acaba interferindo no sono;
  • Se alimente pelo menos 3 horas antes de se deitar para garantir que a digestão tenha sido feita antes de você dormir;
  • Pare de usar o celular pelo menos 30 minutos antes de deitar-se. Além de a luz da tela atrasar o início do sono, as redes sociais são psicologicamente estimulantes, fazendo com que você tenha dificuldades para se desligar”;
  • Caso demore mais de 30 minutos para dormir, tenha calma e não se estresse. O ideal é fazer algo relaxante e que distraia como ler um livro ou ouvir uma música tranquila.

Agora que você já sabe como dormir melhor, coloque a cabeça no travesseiro e durma tranquilo.

 

4) A prática de exercícios é vital para seu corpo e sua mente

Realizar atividades físicas regulares deveria ser um mantra na vida de todos, pois além de ser super saudável, ela revigora também sua mente, pois libera endorfinas e adrenalina que são compostos vitais para nosso corpo, além desta prática de exercícios diários reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral, que é um dos principais pilares na qualidade de vida das pessoas.

Não fazer exercícios regulares levam o ser humano a desenvolver doenças e ter riscos graves de contrair diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares e normalmente as pessoas que levam uma vida sedentária, fatalmente poderão sofrer desses males.

Por isso, é indicado caminhar, correr, ou pedalar, por exemplo, pois eles são exercícios que não demandam muito tempo e podem ser feitos sempre!

 

5) Saúde mental em equilíbrio

Mente Sã, Corpo são. Esse mantra deveria ser seguido por todos. Aqueles que porventura acabam cuidando do físico, às vezes se esquecem completamente da mente. Mas como esquecer de algo que faz parte do nosso corpo e nos conduz, nossa mente e nosso corpo tem uma relação simbiótica e jamais deveriam ser analisados de forma separada. Equilíbrio é a palavra-chave, será através dele que nossa vida fará sentido.

Mas o que devemos fazer para manter uma saúde mental totalmente em equilíbrio? Claro que não temos todas as respostas, mas temos caminhos que se seguidos poderiam dar um norte a nosso dia a dia e porque não nos recolocar no caminho da sanidade e do bem estar, como podem ver abaixo, algumas dicas de especialistas em saúde:

  • Cuide sempre da sua autoestima;
  • Pratique meditação o máximo de vezes que puder;
  • Marque sempre o máximo de compromissos possíveis com o lazer da mesma forma que tem com o trabalho, mas se possível até mais;
  • Se algum dia estiver angustiado, tente colocar para fora o que sente, seja conversando com alguém ou escrevendo, por exemplo. O importante é não internalizar os sentimentos;
  • Seja organizado com horários e realize as ações do dia a dia em horários específicos inclusive ao dormir e acordar;
  • Tenha sempre pensamentos positivos, pense em coisas boas, seja do passado ou de algum sonho que teve.

 

6) A prática da meditação no dia a dia

Praticar a arte da meditação. Muita gente acredita que isso é bobagem, mas usar técnicas que te levem a ter concentração, tranquilidade, relaxamento e foco no presente, são verdadeiras limpezas em sua alma. Os benefícios são inúmeros e pode ser realizada em qualquer idade ou pessoa. Ela proporciona um bem estar interno, físico, mental e espiritual e pode ser ainda maior se for ligada a pessoas que têm alguma crença ou religiosidade.

A meditação pode te conectar com sentimentos que ficam escondidos ao longo de sua jornada diária.

O hábito de meditar pode diminuir o desconforto de quem tem a mente no automático e precisa de algo para desacelerar. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade de vida de pessoas com insônia, ansiedade, depressão, dor crônica e câncer.

Na internet existem diversos vídeos ensinando técnicas de meditação, que tal começar hoje mesmo?

 

7) Tenha mais contato com a natureza
Cada dia mais as pessoas tendem a se conectar com ambientes naturais, árvores, paisagens, pois ambientes de concreto, como grandes centros, tendem a nos deixar deprimidos. Estar em permanente contato com a natureza pode ampliar nossa longevidade. A prática oferece diversas vantagens, como o controle da pressão arterial e melhora da qualidade do sono.

É importante deixar a tensão e a correria da rotina de lado às vezes e buscar alternativas de estar mais perto do meio ambiente. Existem diversas opções para todos os tipos de gosto, desde as mais tranquilas para quem é mais calmo e as agitadas, para quem gosta de aventura. Abaixo algumas dicas bem práticas de como se conectar com a natureza e o que ela oferece de melhor:

  • Brincar com a família de caça ao tesouro na natureza;
  • Plantar mudas de flores;
  • Fazer trilhas;
  • Montar um piquenique no parque;
  • Praticar ciclismo;
  • Fazer Arvorismo;
  • Praticar Rafting.

Todas essas atividades proporcionam muitos benefícios para a saúde física e mental, além de reduzir o stress, melhorar a memória e ajudar na concentração.

 

8) Aprenda a respirar corretamente

Respirar é uma ação natural do ser humano, mas será que estamos realizando isso de forma correta, ao longo de nossa vida? A nossa respiração é essencial para manter o bom funcionamento dos pulmões e de do nosso corpo, mas muita gente faz isso ainda de forma errada. Respirar errado pode causar muitos malefícios para a saúde como a falta de energia, baixa concentração, fadiga, acúmulo de toxinas e sono de má qualidade.

Para evitar que respirar errado, possa te trazer problemas, siga as técnicas para uma boa respiração diafragmática:

  • Primeiro, sente-se em um ambiente calmo para você conseguir se concentrar;
  • Reserve pelo menos 10 minutos para praticar o exercício;
  • Coloque as mãos sobre a “boca do estômago” e inspire todo o ar que puder, utilizando o seu nariz. Veja a expansão do seu abdômen se enchendo;
  • Agora expire lentamente pela boca, desinchando a barriga;
  • Repita o exercício por diversas vezes até completar os 10 minutos.
 

9) Procure ter determinação

São muitos os hábitos que são necessários para uma vida saudável, porém, não é somente se alimentar bem e praticar exercícios físicos que te trarão vitalidade. Se você optou por trilhar este caminho, você precisa persistir e ter foco, com determinação você consegue ir até o final, alcançar este objetivo e muitos outros.

Além de acreditar que é possível, se você não acreditar em si mesmo, ninguém fará isso por você. Pensar positivo é ir além de toda e qualquer expectativa, sejam elas boas ou ruins. É muito importante para a sua saúde, principalmente saúde emocional, que você desenvolva essa autoconfiança.

Pensar negativo pode interferir diretamente em seu condicionamento físico e emocional, é necessário incluir novas maneiras de pensar, de lidar com as situações rotineiras e bloqueios.

Estimula a sua confiança!

 

10) Ter um bom plano de saúde

A última dica mas não menos importante, é imprescindível buscar a ajuda de um profissional e estar com check up em dia. Um médico pode e deve ser um suporte de todo esforço que você realiza, e os exames e consultas rotineiras que ele solicitar são uma forma de assistir todo esse processo, buscando fortalecer o seu bem estar.

E para ter este acompanhamento e até mesmo outros tipos de suporte, é essencial o investimento em um bom plano de saúde. Com o convênio você se assegura de que sempre terá acesso a bons profissionais e estrutura qualificada, tudo isso sem surpresas.

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